terça-feira, 5 de março de 2013

[Resenha] A Incrível História de Henry Sugar e outros contos

Capa da edição nacional.
Autor: Roald Dahl
Editora: Martins Fontes
Páginas: 280

O que dizer de um livro do Roald Dahl? Vamos tentar esquecer que ele é o escritor brilhante de A Fantástica Fábrica de Chocolate, de As Bruxas e do não menos empolgante Matilda. Dessa vez, resolvi ler um de seus livros de contos, A Incrível História de Henry Sugar e outros contos. Há a fama de que os contos de Dahl são misteriosos e até mesmo sinistros, um tom diferente do de seus livros infantis. Então, com certo receio de macular a imagem de quase deidade que Dahl tem para mim, encarei o livro. Quando lemos um livro de contos e que o título do livro é emprestado do nome de um dos contos que o compõem, esperamos que o tal conto seja o clímax do livro e lemos com a angústia de chegar ao tal eminente conto. Com esse desejo de conhecer logo o tal Henry Sugar, comecei o primeiro conto.

O conto O menino que falava com os bichos, é um exemplo claro do que há nesse pequeno livro. O conto é escrito com toda a desenvoltura de um grande escritor que com um cuidado avassalador revela uma situação improvável. Aliás, ouso dizer que os contos que compõem esse livro são histórias sobre o improvável. No conto inicial, Dahl conta a história de uma tartaruga anormalmente grande que havia sido capturada por um grupo de pescadores. O destino da tartaruga acaba por cruzar com o de um menino e daquele encontro surge algo incomum e delicioso.

Os contos que seguem são igualmente sobre acontecimentos simples, mas que abraçam esse tom de absurdo que, talvez, não fosse alcançado se a escrita de Dahl não fosse tão incrível. Penso que Roald Dahl poderia escrever um conto sobre qualquer coisa, tamanha a habilidade de tornar intrigante tudo o que escreve. Em sequência, estão os contos O carona, com a história de um peculiar e furtivo caroneiro; O Tesouro de Mildenhall, sobre a descoberta inesperada de um tesouro por um homem simples; O Cisne, uma inquietante história sobre bullying. Até que temos A Incrível História de Henry Sugar. É o conto mais longo do livro e nos apresenta um intrincado encadeamento de histórias que vão se desdobrando para compor os episódios mais incríveis da vida de nosso protagonista. A história é sobre um Henry Sugar fútil que acaba dando uma guinada em sua vida quando conhece a história de outro homem, o também incrível Imhrat Kahn, o homem que enxerga sem os olhos.

Embora o conto sobre a vida de Henry Sugar seja o alvo de todas as atenções, o conto Golpe de Sorte, que vem logo depois dele, conquistou toda minha admiração. Nesse conto, Dahl narra os eventos que culminaram na publicação de sua primeira história. Essa trajetória não poderia ser contada de forma mais deliciosa, cheia de detalhes, como a passagem de Dahl por internatos rígidos e violentos e a ideia que Dahl anotou em um caderno e depois usou para desenvolver nada menos que A fantástica Fábrica de Chocolate. Por fim e ironicamente, há o primeiro e inusitado conto escrito por Roald Dahl, Moleza, que trata-se de um relato do tempo em que Dahl foi piloto de aviões.

Os contos desse livro reafirmam Dahl como um incomparável contador de histórias, que é capaz de ser encantador e sútil produzindo romances infantis de qualidade absurda e, ao mesmo tempo, de escrever histórias mais complexas, permeadas pelo improvável que surge da simplicidade e de uma escrita brilhante.

Por Fillipe Gontijo

Um comentário:

  1. Só despertou mais minha curiosidade por este livro.
    Que Deus me ajude a encontra-lo em algum sebo... Amem-aleluia!

    ResponderExcluir